Instituto Federal Catarinense – campus Ibirama realiza desfile Eco Fashion

sexta-feira, 15 de julho de 2022

No dia 6 de julho de 2022, os acadêmicos do curso de Tecnologia em Design de Moda realizaram um desfile de produtos de moda oriundos de resíduos têxteis e não têxteis mostrando o quanto a sustentabilidade é necessária e possível. Durante o desenvolvimento dos produtos, nas disciplinas de “Ecodesign” e “Sustentabilidade e Moda”,  os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre a origem de cada matéria prima e o impacto desta no ecossistema. Diante disso, entenderam que uma criação envolve até mesmo a fase de descarte, ou seja, o designer precisa saber o que será feito com tudo aquilo que é chamado de resíduo. Para o processo de criação, testaram diferentes materiais, e como resultado apresentaram peças derivadas de sacos de lixo, frisos, viés, elásticos, botões, papel, tecido usado para confecção de parapentes, sobras de couro, copos plásticos, banners, lacre de latas, entre outros. Puderam também compreender e auxiliar na organização de um evento, além de mostrar para a comunidade que a sustentabilidade é um dos pilares do curso de Moda.

O evento contou com a abertura oficial feita pelo diretor geral do Campus professor Douglas Hörner, a diretora de Ensino professora Sonia Schappo Imhof e o coordenador do curso Tecnólogo em Design de Moda, professor Márcio Albani Monticelli. Houve sorteio de brindes e a participação de estudantes do ensino médio, graduação, egressos e da comunidade que prestigiaram o evento.

Texto: Ana Silvia de Lima Vielmo e Francisleth P. Battisti

Fotos: Luís Paulo Posanski e Beatrice Castelani