domingo, 12 de junho de 2022

O IFC Campus Ibirama, por meio desta nota, vem a público esclarecer os fatos ocorridos na última quinta-feira, 09/06/2022.

Partiu da Seção Sindical de Rio do Sul/Ibirama a deflagração da greve e paralisação de 09/06/22, cuja pauta reivindicatória se concentrava na solicitação de reposição salarial, arquivamento da PEC 32 e revogação da EC 95/2016, conforme Ofício circular jun/2022.

Em cumprimento à nossa missão, que é proporcionar educação profissional, atuando em ensino, pesquisa e extensão comprometidos com a formação cidadã, a inclusão social e o desenvolvimento regional, a Direção informou seus estudantes que as atividades letivas seriam mantidas. Desta forma, destacamos que as atividades ocorreram normalmente para a maioria dos estudantes e servidores. Cada professor e técnico administrativo teve autonomia e liberdade para escolher participar ou não da paralisação.

Atuamos sim com liberdades e construímos um ambiente extremamente saudável, democrático e acolhedor, a exemplo disso, nas rotinas do Campus Ibirama não há sinal sonoro para marcar o início e o fim das aulas, os estudantes não usam uniformes e  têm o livre acesso para o diálogo, de forma a participar, contribuir, organizar e promover o desenvolvimento do conhecimento, visto que todos são tratados com urbanidade, igualdade e respeito.

Na consequência desses pilares colhemos os melhores frutos que educadores podem obter: resultados incríveis em provas, concursos, vestibulares, competições esportivas/culturais e os mais amplos trabalhos de ensino, pesquisa, extensão, e ainda posicionamos alunos em todas as melhores Universidades do sul do país, reforçando a visão institucional de “Ser referência em educação profissional, científica e tecnológica, para o mundo do trabalho por meio da formação cidadã”.

Entendemos que não cabe à gestão do Campus Ibirama tomar posições políticas partidárias, pois desejamos que nosso espaço seja realmente acolhedor à TODA população catarinense, e por este motivo baseamos nossas decisões nos princípios de Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

Por fim, temos plena consciência de que trabalhar com o diálogo e com as liberdades não é tarefa das mais fáceis, mas aceitamos com alegria o desafio de buscar melhorar a cada dia. Continuaremos trabalhando por uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade, no intuito de mantermos um ambiente de respeito que sempre foi uma característica do nosso tão querido, belo e diverso Campus Ibirama.

Atenciosamente,

Douglas, Sonia e Andressa