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IFC realiza Audiências Públicas para debater os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

O Instituto Federal Catarinense (IFC), por meio das Pró-reitorias de Ensino (Proen), Extensão (Proex) e Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi), realiza entre os dias 25 de setembro e 01 de novembro de 2017 um total de 15 audiências públicas com o objetivo de ouvir a comunidade interna e externa em busca de opiniões que auxiliem na construção das diretrizes institucionais para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC.
A primeira fase da ação aconteceu com o I Seminário de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do IFC, realizado de 16 a 18 de agosto no IFC – Campus Camboriú, envolvendo coordenadores de cursos, diretores de Desenvolvimento Educacional (DDE/CGE), representantes do Núcleo Pedagógico dos campi e servidores ligados à dinâmica pedagógica dos cursos Técnicos Integrados.
As deliberações decorrentes do I Seminário foram levadas aos campi do IFC como forma de promover uma socialização das proposições aprovadas na plenária com a comunidade interna. Em seguida, foram coletadas informações que serão encaminhadas ao Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado que acontecerá de 19 a 21 de setembro (Link do evento: https://www.even3.com.br/SNEMI).
Segundo a pró-reitora de Ensino, Josefa Surek, as audiências públicas são a quarta etapa do processo de debate em torno da reformulação dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio considerando a identidade dos IFs no geral, e do IFC. “Primeiro, promovemos as reflexões para, em seguida, socializarmos e contruirmos juntos um projeto institucional. As audiências são um passo necessário para ouvir a comunidade interna e externa, formada por técnico-administrativos, estudantes, pais e a sociedade, para sentirmos e analisarmos o que precisa ser melhorado e o que precisa ser consolidado” relata ela.

De acordo com as Pró-reitorias, “as audiências públicas são essenciais para elaborar um documento normativo que reflita necessidades, interesses, diversidade e identidade dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC”.
Nas audiências públicas todos os participantes poderão participar e expor as suas posições e sugestões. Ainda, será possível entregar diretamente para a mesa o conteúdo da sua manifestação, sendo que as informações devem ser entregues em formato manuscrito, impresso ou digital.
Os temas a serem levamos pela comunidade nas audiências públicas devem estar relacionados com os seguintes eixos:

I. Organização dos Cursos: ensino técnico integrado ao ensino médio, carga horária, duração do curso, escola em tempo integral;
II. Formação Integral: componentes da matriz curricular, formação biopsicossocial, perfil do egresso, formação humana;
III. Currículo: currículo integrado, núcleos (Básico, Politécnico e Profissional), flexibilização curricular, componentes curriculares de acordo com perfil do curso, disciplinas eletivas e optativas;
IV. Avaliação: qualitativa/quantitativa, recuperação paralela, recuperação/avaliação como um apoio pedagógico, acompanhamento para os estudantes ingressantes com defasagens de conteúdos;
V. Curricularização da Pesquisa e da Extensão: tempo, formas, creditação de horas de pesquisa e extensão em atividades curriculares, a pesquisa e extensão como metodologias de ensino.

 

Participe das audiências públicas em um dos campi do IFC mais próximo de você. Confira abaixo a agenda completa com data, horário e local.

 

Data

Horário

Campus

25/09

14h

Araquari

26/09

8h30

São Francisco do Sul

10/10

14h

Rio do Sul

11/10

9h

Ibirama

16/10

13h

Luzerna

17/10

8h30

Concórdia

18/10

8h30

Abelardo Luz

19/10

14h

Videira

20/10

14h

Fraiburgo

23/10

13h30

Camboriú

24/10

9h

São Bento do Sul

27/10

14h

Blumenau

30/10

14h

Brusque

31/10

14h

Sombrio

01/11

8h30

Santa Rosa do Sul

 

MAIS

Foi criado um espaço específico no Portal do IFC para tratar do assunto. No endereço http://ifc.edu.br/2017/09/13/caminhando-e-construindo-diretrizes-para-o-ensino-tecnico-integrado-do-ifc/ é possível conferir diversos documentos para subsidiar estudos e discussões, tais como: Documentos Orientadores – EMI/IFs, Estudos e Reflexões no IFC, Legislação, Audiências Públicas e Contribuições dos campi (espaço a ser utilizado a partir das contribuições das Audiências Públicas).

Conheça mais sobre o que aconteceu no primeiro dia do I Seminário de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do IFC acessando as notícias abaixo.

1. #Especial Seminário EMI: abertura reforça a necessidade de debater os novos marcos legais
http://noticias.ifc.edu.br/2017/08/18/especial-seminario-emi-abertura-reforca-a-necessidade-de-debater-os-novos-marcos-legais/
2. #Especial Seminário EMI: MEC defende jovem como protagonista do Ensino Médio
http://noticias.ifc.edu.br/2017/08/18/especial-seminario-emi-mec-defende-jovem-como-protagonista-do-ensino-medio/
3. #Especial Seminário EMI: pesquisador é contra início, meio e fim da reforma do EM
http://noticias.ifc.edu.br/2017/08/18/especial-seminario-emi-pesquisador-e-contra-inicio-meio-e-sim-da-reforma-do-em/

 

*Texto: Cecom/Reitoria, com informações da Proen, Proex e Propi.
**Imagem: Divulgação/Proen.

Mais informações: comunicacao@ifc.edu.br
(47) 3331.7868 – CECOM
(47) 8886.0509 – Plantão